HISTÓRIA

A Associação de Reabilitação e Integração Social das Pessoas com Malformações Congênitas Craniofaciais do Ceará – Associação Beija Flor, fundada em 17 de dezembro de 2001 e registrada em Janeiro de 2002, instalada em uma área cuja dependência física tem construção adequada e legal, obedecendo às normas vigentes, é uma Organização da Sociedade Civil, de Habilitação, Reabilitação e Defesa de Direitos Sociais.
Possui os títulos de Utilidade Pública Estadual (Lei Nº 15.336, 12 de abril de 2013), Utilidade Pública Municipal (Lei Nº 10.249, 23 de outubro de 2014), o Atestado de Regular Funcionamento, emitido pelo Ministério Público do Ceará, em 24 de julho de 2014, inscrição no Conselho Municipal da Assistência Social – CMAS, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Cadastro Nacional de Entidades da Assistência Social – CNEAS e no Programa Mesa Brasil, demonstram de modo objetivo, a relevância e o reconhecimento de um trabalho de extrema importância para a sociedade.

Foi fundada por profissionais de saúde, que vivenciavam cotidianamente as dificuldades enfrentadas pelos pacientes que precisam do Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de deformidades craniofaciais e fissura labiopalatina. Desta forma, resolveram através a criação da entidade atuar diretamente na para a reabilitação e reintegração social desse público abrangendo pessoas de todo Estado do Ceará.

A instituição preza a atenção integral ao paciente fissurado, desde os primeiros momentos do nascimento à idade adulta, haja vista a complexidade de intervenções. Por isso dispõe de uma equipe multiprofissional especializada e com qualificação na atuação de cada área necessária à habilitação, reabilitação e assistência social.
Temos por compromisso precípuo oferecer um atendimento contínuo e humanizado às pessoas que nascem com anomalias ora mencionadas e seus familiares, promovendo a reabilitação de sua saúde física, psíquica e emocional, viabilizando a inclusão social.
Os recursos financeiros utilizados têm sua origem nas contribuições da sociedade em geral (pessoas físicas, pessoas jurídicas, universidades públicas e privadas, ONGS internacionais, hospitais públicos e privados, além de programas como Sua Nota Tem Valor).

Atualmente somos a única instituição em todo o Ceará que oferece um amparo biopsicossocial na reabilitação da pessoa com deformidade craniofacial e fissura labiopalatina na idade adulta.

Temos cerca de 1.174 pacientes e famílias cadastradas e realizamos aproximadamente 371 atendimentos mensais.

CONHEÇA NOSSA DIRETORIA – BIÊNIO 2020/2021:

Presidente – José Ferreira da Cunha Filho
Vice-Presidente – Larissa Macedo Pereira Teixeira
1º Secretária – Elaine Mara Libório Dourado de Lima
2º Secretária – Maria Eliene Gomes Bonfim Lima
1º Diretora Financeira – Elyne Lacerda Santana Girão
2º Diretora Financeira – Evelin Ponte Gondim
1º Conselheiro Jurídico – Homero Teixeira Junior
2º Conselheiro Jurídico – Sued Macedo Suárez
1º Conselheira Fiscal – Lúcia Maria Duarte Rocha Magalhães
2º Conselheira Fiscal – Francisca Leandro dos Santos
3º Conselheira Fiscal – Darcy Sampaio Rabelo Sucupira
Suplente – 1º Conselheira Fiscal – Nayane de Sousa Fernandes
Suplente – 2º Conselheiro Fiscal – Emmanuel Américo Barros}
Suplente – 3º Conselheiro Fiscal – Alberlandio Costa Barbosa
Coord. Geral do Centro de Reabilitação de Deformidades Faciais do Ceará – FUNFACE – Giovanna Teixeira Nunes
Coord. Clínica do Centro de Reabilitação de Deformidades Faciais do Ceará – FUNFACE – Adriana Bezerra Escócio Freitas

Missão
Acolher e tratar pacientes com fissura labioplalatina, garantindo a reabilitação dos mesmos para que possam viver em sociedade sem discriminação.

Visão
Ser referência no apoio ao tratamento de pessoas que nascem com fissura labioplalatina.

Humanização;
Solidariedade