HISTÓRIA
Associação Beija Flor: Transformando Vidas desde 2001
A Associação de Reabilitação e Integração Social das Pessoas com Malformações Congênitas Craniofaciais do Ceará – Associação Beija Flor foi fundada em 17 de dezembro de 2001 e registrada oficialmente em janeiro de 2002. Localizada em uma sede moderna e regularizada, a Associação segue todas as normas legais, atuando como uma Organização da Sociedade Civil dedicada à habilitação, reabilitação e defesa dos direitos sociais. Reconhecida por sua relevância e impacto, a Associação Beija Flor possui importantes títulos, como:
• Utilidade Pública Estadual (Lei Nº 15.336, de 12 de abril de 2013)
• Utilidade Pública Municipal (Lei Nº 10.249, de 23 de outubro de 2014)
• Atestado de Regular Funcionamento, emitido pelo Ministério Público do Ceará em 24 de julho de 2014
• Inscrição em órgãos como o Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e Cadastro Nacional de Entidades da Assistência Social (CNEAS), além de participação no Programa Mesa Brasil.
A Associação foi criada por profissionais da saúde que, ao lidar diariamente com as dificuldades do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratar deformidades craniofaciais e fissura labiopalatina, decidiram agir. Seu objetivo é promover a reabilitação e reintegração social dessas pessoas, atendendo pacientes de todo o Ceará.
Nosso foco é proporcionar um atendimento integral, acompanhando a pessoa
com fissura labiopalatina desde o nascimento até a vida adulta, devido à complexidade das intervenções necessárias. Estima-se que, no mundo, 1 a cada 700 bebês nasça com algum tipo de malformação craniofacial, como a fissura labiopalatina. No Brasil, a estimativa é de 1 bebê a cada 1.000 nascimentos, sendo similar no estado do Ceará. Essa condição requer cuidados especializados e acompanhamento contínuo, que oferecemos através de uma equipe multiprofissional altamente qualificada, especializada nas áreas essenciais de habilitação, reabilitação e assistência social.
Nosso compromisso é oferecer um atendimento contínuo, humanizado e inclusivo a quem nasce com essas condições, cuidando tanto da saúde física quanto do bem-estar emocional e social.
Os recursos financeiros que sustentam a nossa atuação provêm de doações da sociedade, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, além de parcerias com universidades, ONGs internacionais, hospitais públicos e privados, e programas como o Sua Nota Tem Valor e Adote um Sorriso do sócio mantenedor.
Atualmente, somos a única instituição no Ceará que oferece um suporte biopsicossocial completo na reabilitação de pessoas com deformidades craniofaciais e fissura labiopalatina na vida adulta. Com aproximadamente 1.530 pacientes cadastrados e realizando cerca de 400 atendimentos mensais, continuamos a fazer a diferença na vida de muitas famílias.
Missão
Acolher e tratar pacientes com fissura labioplalatina, garantindo a reabilitação dos mesmos para que possam viver em sociedade sem discriminação.
Visão
Ser referência no apoio ao tratamento de pessoas que nascem com fissura labioplalatina.
Valores
✓ Humanização;
✓ Transparência;
✓ Honestidade;
✓ Compromisso;
✓ Voluntariado;
✓ Solidariedade;
✓ Reabilitação
✓ Amor
1530
pacientes cadastrados
12
Projetos sociais
400
Média de atendimentos mensais
23
anos de história
CONHEÇA NOSSA DIRETORIA – BIÊNIO 2024/2025:
ELYNE LACERDA
PRESIDENTE
ALBER
VICE PRESIDENTE
JOSÉ FERREIRA
1 DIRETOR FINANCEIRO
ELIZIANE SOARES
2 DIRETORA FINANCEIRA
LÚCIA DUARTE
1 CONSELHEIRA JURIDICA
EUNICE ALMEIDA
1 CONSELHEIRA FISCAL
ELAINE LIBÓRIO
1 SECRETARIA
FRANCISCA LEANDRA
2 CONSELHEIRA FISCAL
NATALIA DE HOLANDA
2 SECRETARIA
marilia
SUPLENTE DA 1 CONSELHEIRA FISCAL
EMANUELLY NEGREIROS
SUPLENTE DA 2 CONSELHEIRA FISCAL
HANIEL RODRIGUES
3 CONSELHEIRA FISCAL
DARCY SUCUPIRA
SUPLENTE DO 3 CONSELHEIRA FISCAL
TESSIA SUELLEN
2 CONSELHEIRA FISCAL
EQUIPE
ESPECIALIZADA
Fonoaudiólogos
Dentistas
Nutricionistas
Psicólogos
Fisioterapia
Cirurgião plástico
Cirurgião Buco Maxilo Facial
Pediatra
Assistente Social
Ortodontistas
Otorrinolaringologia
Professor de Música